Cuidado com cédulas falsas

Algumas notas de R$ 200 já foram passadas no comércio de Laranjeiras do Sul. Todos devem ficar atentos sobre a circulação de notas falsas.

Como identificar uma nota falsa de R$200?

Para começar, a nota de R$200 tem as mesmas dimensões da nota de R$20 e foi impressa nas cores cinza e sépia. Assim como todas as cédulas de real, a nota de R$200 tem vários elementos de segurança para dificultar a falsificação. Veja como reconhecer alguns deles:

Marca-d’água

Ao colocar a nota de R$200 contra a luz, alguns elementos aparecerão, como o valor em numeral e o lobo-guará.

Quebra-cabeça

Também contra a luz, é possível enxergar que as partes do desenho logo abaixo de “REPÚBLICA” montam o número 200.

Alto-relevo

Pelo tato, dá para sentir alguns elementos em alto-relevo na nota, como a legenda “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”, o número 200 e o lobo-guará.

Número que muda de cor

Ao movimentar a cédula, é possível enxergar um efeito no número 200 – uma barra brilhante que faz o número mudar de cor, do azul ao verde.

Número escondido

Finalmente, basta posicionar a nota à altura dos olhos, em um lugar bem iluminado, para descobrir um número 200 logo acima da legenda “DUZENTOS REAIS”.

Para evitar problemas, ao receber uma nota de R$200, a recomendação prática é sempre checar pelo menos três desses elementos.